sábado, 2 de outubro de 2010

Um balanço da primeira campanha eleitoral on line para presidenciáveis no Brasil


Muitos dos políticos que utilizaram a internet para fazer suas campanhas eleitorais, e mais especificamente, as redes sociais, não souberam encontrar a medida exata para sobreviver on line. Para alguns especialistas, ainda é cedo para afirmar se o marketing político digital e os contornos que ele adquiriu no Brasil foram realmente efetivos para emplacar candidaturas. É cedo, sobretudo, pelo fato de uma campanha não ser construída em cima apenas de um meio, mas ser caracterizada pela convergência midiática (daí o aspecto central assumido pelas mídias tradicionais massivas). Por isso, a pesquisa de intenções de votos não basta para confirmar se determinado político conseguiu emplacar ou não. O Jornal A Tarde, no especial “Eleições 2010” fez um levantamento que relacionava a popularidade dos presidenciáveis nas redes sociais on line ao número de intenções de votos obtidos nas pesquisas (veja infográfico nesta matéria). Os dados, muitas vezes contraditórios, apontam para uma disparidade entre popularidade na rede e número de intenções de voto: a candidata Dilma Rousseff, por exemplo, é uma das que tem menos seguidores no Twitter e no Orkut, mas mesmo assim lidera o número de intenções de votos desde a largada para a campanha eleitoral.

Fato é que a campanha on line diminuiu a distância entre os candidatos e a sociedade de uma maneira nunca antes vista. Entretanto, há quem questione o avanço no quesito conteúdo, afinal o que se viu foi a transposição de conteúdos veiculados na mídia massaiva para as plataformas digitais. A convergência midiática, no entanto, vai de encontro a esta fórmula fácil e visa à produção de conteúdos distintos para as diferentes mídias, afinal o público e suas respectivas demandas variam de meio para meio. Como McLuhan já dizia, “o meio é a mensagem”. Neste blog, já demos um exemplo (veja aqui) como uma ferramenta como o YouTube pode ser usada em seus fins específicos, e não como simples repositório de comerciais feitos para a TV.
 
Com informações do A Tarde On Line

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