quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O recado de Lula

Com poucas visualizações, há, no YouTube, um vídeo do presidente Lula mandando um recado para os internautas que têm ajudado a constituir a democracia eletrônica. Em 1:34, o presidente ressalta o valor histórico desse momento na democracia brasileira, em que cada internauta tem o poder de formar opinião nas mãos, mesmo tendo poucas horas para interagir nas redes sociais - por isso o grande número de pessoas conectadas durante as noites e madrugadas. E mesmo que esse recado de Lula seja um anúncio publicitário e tenha motivações claras, consegue explicitar um pano de fundo mais complexo que envolve mudanças nos hábitos de consumo, melhoria nas condições sócio-técnicas, maior acessibilidade a informações diversas, uma vez que não ouvimos somente a mídia massiva, etc.

  O vídeo também é uma prova de como o marketing político digital deve assumir suas peculiaridades, ainda que elas não estejam muito bem delineadas: o YouTube não é um serviço para que todos os filmes do horário eleitoral transmitido pelas TVs e rádios sejam hospedados, mas é um site que possibilita aos seus usuários apropriações específicas, as quais, quando bem utilizadas, até  podem atuar de maneira mais intensa que nas mídias massivas.

Confira o vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário