domingo, 26 de setembro de 2010

Dicas para conquistar eleitores na internet

Apesar de a internet não ser o principal veículo de comunicação das propagandas políticas dos candidatos, ela é, sem dúvidas, um grande diferencial para aqueles que pretendem atingir uma boa porcentagem de eleitores nessas eleições, já que o Brasil é o quinto mercado de internet no mundo. Isso quer dizer que aproximadamente 65 milhões de pessoas têm acesso à internet e que 23 milhões delas são eleitores. Em termos de eleição, esses números correspondem a nada mais nada menos que 18% do eleitorado brasileiro. 

Diante desses dados, é claro que os candidatos não iam deixar de investir nesse meio. Além de ser muito mais barato do que alguns minutos na televisão ou milhares de banners e "santinhos" impressos e espalhados pela cidade, o acesso e repercussão na internet pode ser ainda maior e mais positivo. Porém, fazer propaganda política nesse meio não é tão simples assim. Não é qualquer qualquer site que vai ser o mais acessado, nem qualquer vídeo que vai ser o mais assistido pelos internautas e muito menos qualquer Twitter que vai ter um grande número de seguidores. Justamente por isso que existem grandes empresas que são contratadas para realizarem esse tipo de trabalho. Além disso, na própria internet é possível achar algumas "dicas" que podem ajudar o candidato a conquistar um "público fiel" de eleitores interessados em acompanhar a campanha política do candidato através da internet. 

No site de Rafael Galdino, especialista em Internet e Marketing, ele apresenta 9 dicas para os canditados nas eleições de 2010. São elas:

1) Interaja Com os Eleitores: O eleitor que está conectado precisa de informação, diversão e relacionamento. O candidato que tiver seu perfil nas redes sociais deve usar esse canal para passar informação e responder aos eleitores. O relacionamento é grande dica de ouro da campanha on-line. Os nativos digitais querem conhecer as pessoas com quem falam.

2) Nunca, Jamais, Engane o Internauta: Se o candidato disser na internet que fez uma obra as pessoas vão atrás de saber se aquilo foi verdade. Mais cedo ou mais tarde, alguém irá descobrir que o candidato mentiu e sua campanha será mal vista.

3) Participe da Campanha On-Line: O candidato tem quem entender o que está acontecendo na internet. Não basta ter apenas uma equipe, é preciso participar de verdade. Na campanha do Obama as pessoas tinham a nítida impressão que o Obama estava com seu celular tuitando com eles. E muitas vezes estava. Recentemente o @oclaudiotorres criou uma maratona em seu twitter pra saber qual o candidato a presidência se comunicava mais rápido pelo twitter. Veja o resultado aqui.

4) Dica de Ouro: Mobilizar Pessoas: A campanha de Obama mobilizou as pessoas em torno de uma causa e, então, fortaleceu uma rede de apoiadores. Obama ressaltou o poder do voluntariado e mostrou como mover as pessoas em torno de algo em que elas acreditam. Mobilize acessores para que eles gerem conteúdo espontâneo na internet assim como posts, comentários, vídeos, discussões e twitts. Obama não buscou convencer eleitores, ele criou fãs voluntários. Um exército de ativistas felizes em promover mudança.

5) Pesquise: Antes de qualquer coisa é importante a pesquisa. Principalmente para saber o que já está acontecendo. Entenda o seu eleitorado. Onde ele está, quem ele é, do que ele gosta, o que ele quer e precisa são informações importante.

6) Monitoramento: O candidato precisa monitorar a rede para saber o que estão falando dele e buscar dá uma resposta mais rápida para o público. É mais fácil uma notícia negativa se propagar do que uma positiva.

7) Evite Conflitos: Seja claro e objetivo nas suas opniões. Sempre que possível responda os internautas. Não brigue com ningém nas redes sociais, sua imagem pode ser destruída em uma fração de segundos.

8) Publique Conteúdo: O marketing de conteúdo é o uso do conteúdo em volume e qualidade suficientes para permitir que o eleitor encontre, goste e se relacione com a campanha. Públique conteúdo em seu blog e nas redes sociais.

9) Mídias Sociais: Hoje as mídias sociais têm um enorme poder formador de opnião e podem ajudar o candidato a construir sua marca pessoal. Use e abuse de vídeos e áudio, faça post em blogs com conteúdo exclusivo e de qualidade, envie SMS, faça email marketing.

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