terça-feira, 16 de novembro de 2010

“Sem internet não haveria segundo turno”


O título deste post é uma afirmação que pode, inicialmente, causar estranhamento. Seria a internet capaz de levar as eleições para o segundo turno? Pois esta frase é uma afirmação de Caio Tulio Costa, estrategista da campanha de Marina Silva nas redes sociais. Tal afirmação foi feita em uma matéria publicada pelo portal Comunique-se, que abordou este tema.

Nesta matéria, Caio Túlio Costa e Marcelo Branco, este último coordenador da campanha de Dilma Rousseff, afirmam que mobilização de Marina na web teve um papel fundamental para que as eleições chegassem ao segundo turno, já que a candidata do Partido Verde conseguiu arrancar alguns decisivos votos de petistas e tucanos. A atuação de Marina nas redes sociais foi um fator fundamental para atrair eleitores ao seu favor, tirando, desta forma, votos dos demais candidatos e, consequentemente, levando as eleições para o segundo turno.

Na matéria destacada, ambos os coordenadores falam sobre o quanto a internet foi importante para as eleições. O coordenador da campanha de Dilma Rousseff, Marcelo Branco, foi ainda mais enfático em relação ao papel da internet nas eleições: “A internet foi fundamental para o segundo turno, mas antes a grande mídia dizia que a internet não tinha servido de nada nas eleições”. Caio Túlio Costa reforça esta afirmação, explicando que a campanha de Marina na Web trabalhou muito com as redes sociais, conseguindo arrecadar R$ 171 mil, doadas por 2.899 pessoas, além de obter mais buscas no Google em relação ao candidato José Serra e à Presidente eleita Dilma Rousseff.

A internet pode realmente ter decidido a eleição, no que diz respeito ao segundo turno. Mas não podemos esquecer os fatos negativos da internet: veiculação de informações duvidosas dos candidatos pelas redes sociais, tendo como grande exemplo os e-mails de caráter religioso contra a candidata petista; e o outro fato que merece destaque é a baixa arrecadação financeira obtida pelos candidatos, quando estes esperavam que a internet favorecesse uma grande arrecadação para a campanha política. Por outro lado, tem-se que levar em consideração este fato trazido pelos profissionais do marketing da campanha de Dilma Rousseff e Marina Silva. A forte atuação da Candidata da Partido Verde na internet foi fundamental para atrair uma quantidade de eleitores surpreendente, já que o tempo para propaganda gratuita nos meios tradicionais de comunicação era pequeno em relação à candidata eleita do PT e ao candidato derrotado do PSDB. A internet foi, desta forma, um meio alternativo na campanha eleitoral de 2010, mas no marketing de Marina Silva a internet teve um papel mais importante em relação aos demais candidatos e conseguiu atrair um público surpreendente, principalmente os jovens. Dizer que a internet foi decisiva para as eleições talvez seja um pouco exagerado, mas não reconhecer sua importância seria absurdo. Os fatos estão aí, veremos nas próximas eleições se os erros serão aprimorados e a internet será melhor utilizada.

Um comentário:

  1. E quanto às eleições deste ano? Dá uma olhada no meu blog e me diz o que acha? http://seoiris.webnode.com//

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