domingo, 28 de novembro de 2010

Presidente Lula encontra-se com blogueiros

Em entrevista a blogueiros,nesta semana. o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ataques à 'mídia antiga' e, ao mesmo tempo, exaltou a liberdade de imprensa. 'Com todos os defeitos, eu sou o resultado da liberdade de imprensa deste País', afirmou. 'Eles pensam que o povo é massa de manobra como era no passado, eles se enganam. O povo está mais inteligente, mais sabido.'

O presidente pretende utilizar o espaço na rede mundial de computadores para debater questões que ainda afligem as políticas interna e externa brasileiras.

Durante mais de duas horas de entrevista, que envolveu 11 blogueiros (10 estavam presentes no Palácio, uma online pela webcam) e as pessoas que acompanhavam pelo twitter, Lula conversou sobre eleições, justiça, imprensa, banda larga e projetos de governo, entre outros. A entrevista, transmitida ao vivo pelo twitcam, teve um pico de mais de 7 mil acessos simultâneos, e o tema #Lulablogs foi o mais comentado do Twitter em escala mundial por boa parte do dia.

Dentre os blogueiros convidados estavam Renato Rovai, articulador do encontro, José Augusto Duarte, do Blog Os Amigos do Presidente Lula, Rodrigo Vianna, do Blog Escrevinhador, entre outros.

Abaixo, alguns dos pontos discutidos na reunião e que foram citados no Estadão online.

INFORMAÇÃO

'Vocês sabem que eu parei de ver revista, parei de ver jornal. A raiva deles é que eu não os leio. Então, pelo fato de não os ler, eu não fico nervoso. Mas podem ficar certos de que eu trabalho com muita informação, mas não preciso ler muitas coisas que eles escrevem.'

LIBERDADE DE IMPRENSA

'Com todos os defeitos, eu sou o resultado da liberdade de imprensa neste País. Quem tem que julgá-los não sou eu, não vou ficar xingando. O que eles se enganam é que eles pensam que o povo é massa de manobra, como era no passado, que eles podem derrotar um candidato, tirar candidato, pôr candidato, eles se enganam. O povo está mais inteligente, está mais sabido, e eles agora têm que lidar com uma coisa chamada internet que eles não sabiam como lidar.'

CONTROLE DA MÍDIA

'Acho que é diferente ser dono de banco e ser dono de um meio de comunicação. Nós precisamos ter claro: um trabalha com o bolso e o outro trabalha com a cabeça das pessoas. Então, eu acho que nós temos que ter um certo controle da participação de estrangeiros, sim. A gente não pode abrir mão do controle, essa é a minha tese.'

FUTURO MULTIMÍDIA

'Pode ficar certo que eu serei tuiteiro, que eu serei blogueiro, que eu serei... vou ser um monte de coisas que não fui até agora.'

Um comentário: