segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Twitter no segundo turno



O Jornal A Tarde publicou, na última segunda-feira (01 de novembro), uma matéria destacando a utilização massiva do Twitter pelos militantes de Dilma e Serra durante a votação e a apuração do segundo turno das eleições presidenciais. A matéria, intitulada “Militância digital na web”, deu ênfase à menor participação dos militantes no Twitter durante o segundo turno em relação ao primeiro, sendo isto conseqüência da grande abstenção no turno decisivo. No primeiro turno a maioria dos Trending Topics (TTs) referiam-se às eleições, enquanto no segundo turno, apenas as hashtags #13neles, #dilmaday e #euquero45 entraram no ranking. Durante a votação, os tópicos referentes à candidata petista ocuparam os primeiros lugares, enquanto o relacionado ao tucano Serra oscilou entre o terceiro e quarto lugar. Após a votação, quando grande parte das urnas haviam sido apuradas, o Twitter foi dominado pelos eleitores petistas, que comemoravam a vitória de Dilma e faziam piada com o nome do candidato José Serra.

A matéria publicada pelo Jornal A Tarde mostrou, não apenas a importância do Twitter nas eleições, mas principalmente o fato de a internet ter sido utilizada como meio alternativo de alcançar mais eleitores. Canais no Youtube, contas em redes sociais como Orkut, Facebook, Flickr, e o próprio Twitter foram armas utilizadas pelos candidatos para atingir a cada vez mais eleitores. Dentre estas redes sociais, o Twitter foi certamente aquela que teve maior destaque durante o período eleitoral, sendo muito explorada pelos candidatos e pelos militantes dos partidos, que movimentaram esta massiva rede social com assuntos relacionados às eleições. Durante o segundo turno o Twitter virou um palco de grandes duelos para que as hashtags relacionadas aos candidatos aparecessem nos Trending Topics.

O fato é que, apesar de não ter alcançado o resultado esperado durante as eleições, a internet apareceu como uma nova opção para o marketing político. Youtube, Facebook, Orkut e principalmente o Twitter foram bastante utilizadas pelos candidatos e mostraram a internet agora como um meio alternativo de propaganda política. Um meio que certamente poderá ser expandido nas próximas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário