terça-feira, 14 de setembro de 2010

Debate eleitoral na internet



O sucesso dos debates transmitidos pela internet mostra a importância de investimento dos políticos em marca virtual



O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou, em setembro do ano passado, a reforma de lei eleitoral aprovada pelo congresso. A partir dela, os portais de internet e jornais impressos foram liberados para realizar debates com pré-candidatos em qualquer época sem que isso fosse caracterizado como propaganda antecipada. Além disso, ficou decidido que os portais de internet e jornais impressos estavam autorizados, a partir daquele momento, a transmitir os debates eleitorais pela internet, ao vivo, em áudio e vídeo.
A aprovação dessa lei representa o reconhecimento da magnitude desta rede, contudo, embora reconheçamos o potencial da internet nas eleições, talvez não imaginássemos que repercussão do primeiro debate, realizado exclusivamente para a internet pelo Grupo Folha de São Paulo, fosse tão expressivo. De acordo com notícia veiculada no site UOL, o debate foi acessado mais de 1,4 milhão de vezes e superou a transmissão pela televisão. A matéria ressaltou que na internet é possível contabilizar, com precisão, quantas pessoas estão conectadas. Não é o caso da TV, que pode estar ligada, mas com o sofá vazio ou com um telespectador dorminhoco a sua frente.
Além do primeiro debate promovido pelo Grupo Folha, os debates produzidos pela Rede TV e pela TV Gazeta, que também foram transmitidos via web, tiveram maior repercussão online do que na TV aberta. O uso do twitter teve forte influência nessa transmissão, pois tornou esse assunto, nesta rede, o mais comentado do mundo, segundo matéria do site UOL.  
“No mercado, isso muda muita coisa. Mesmo as empresas mais resistentes terão que perceber que o investimento na sua marca virtual é necessário. Não é mais uma questão de parecer “moderna”, mas de entender que as pessoas estão online”, conclui a matéria. De fato, os partidos políticos e seus candidatos afiliados reconhecem essa realidade e investem cada vez mais em marketing político digital, como vocês podem ver ao acompanhar o nosso blog.  
Após o debate, o governo está falando em investir mais em banda larga. O Brasil ainda tem muito a investir neste tipo de tecnologia, contudo, o telespectador brasileiro, levando-se em conta o uso da internet para decidir o voto, mostra-se bem maduro e pronto para usufruir dos benefícios advindos deste investimento.
 
Confira esse vídeo:

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