quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um candidato “twittador”

 As eleições de 2010 para presidente estão marcando uma maior utilização da internet nas campanhas políticas dos candidatos. Isto pode ser atribuído ao sucesso da campanha na web obtido pelo presidente dos EUA Barack Obama durante o processo eleitoral do qual saiu vencedor. O que vemos aqui no Brasil ainda não pode ser comparado ao fenômeno ocorrido nos EUA, mas os candidatos estão buscando mais opções para conseguirem eleitores e a internet mostra-se como uma alternativa interessante. Os principais candidatos ao cargo de Presidente da República (José Serra, Dilma Rousseff, Marina Silva, Plínio de Arruda e José Maria Eymael) aderiram a esta nova maneira de fazer marketing político. Twitter, Facebook, Orkut, Flickr e Youtube são as principais redes sociais utilizadas por estes candidatos. Mas um deles está mais envolvido com estas redes sociais, principalmente o Twitter e o youtube. Trata-se de Plínio de Arruda, que vê na internet uma alternativa de combate aos meios tradicionais de propaganda.
 

Plínio de Arruda Sampaio, 80 anos de idade, faz questão de dedicar um dia durante a semana para interagir com seus seguidores no Twitter. Sua conta nesta rede social possui pouco mais de 30 mil seguidores e todas as terças-feiras, das 10 às 13h, o candidato responde às questões e recebe sugestões de seu público twittando. Plínio diz que conheceu o Twitter por meio de seu neto e hoje se considera um “twittador”. No Youtube, o candidato à presidência pelo PSOL criou um canal denominado Projeto Socialista. Nesta rede social, Plínio publica vídeos que, devido ao tempo da propaganda eleitoral, não são publicados na TV, além de entrevistas, discursos, entre outros. Após esta maior utilização da internet em sua campanha, Plínio afirmou: “já recebi uma porção de idéias que eu não tinha pensado, mas que vejo como assuntos importantes para acrescentar no meu programa de governo”. Isto devido à maior interação entre candidato e eleitores, proporcionada pelas redes sociais.



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