sábado, 30 de outubro de 2010

Um segundo turno de segunda categoria

Durante o segundo turno das eleições presidenciais, muito se ouviu e se viu na internet sobre os candidatos José Serra e Dilma Rousseff. E no grosso de todo o material que foi veiculado durante este quase um mês de campanha, o que mais chamou a atenção de muitos dos internautas foi a quantidade de calúnias e difamações entre os dois candidatos através, principalmente, das correntes de e-mail. Essa correntes, que funcionam como spams, trouxeram muitas informações maniqueístas e falsas.
A maioria dos e-mails que recebi, por exemplo, eram pró-Serra e sempre ratificavam a idéia de que a candidata Dilma Rousseff é inexperiente e ditadora (fazendo, inclusive, uma comparação imagética esdrúxula com o presidente cubano, Fidel Castro).


E, como em toda boa corrente (supondo que essa expressão não chega a formar um oxímoro), sempre vinha a bula com as indicações de leitura iniciais: "Se você é patriota mesmo, leia o e-mail até o fim".

Considero ser lamentável que em pleno debate político estejamos vendo factóides tomarem tempo e conta das questões sérias e estruturais que o país enfrenta. Por isso e porque achei duas entrevistas com os coordenadores das campanhas de ambos os candidatos na web - Marcelo Branco, assessor de Dilma, e Soninha Francine, assessora de Serra - a BBC Brasil, nas quais eles falavam justamente sobre baixarias e contracampanha na internet, que fiz esse pequeno comentário e que sugiro a vocês que leiam as duas entrevistas na íntegra: aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário