sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Marina no Orkut




A candidata Marina Silva obteve aproximadamente 20% dos votos nas eleições de 2010. O resultado é considerado muito bom pelos membros do Partido Verde. O candidato Fábio Feldmann, derrotado ao governo de São Paulo, afirmou que“os números são melhores do que o esperado pela campanha”. Este expressivo resultado tem grande influência do marketing digital, o que atraiu principalmente jovens a aderirem às idéias de Marina. E uma das ferramentas mais utilizadas pela campanha da candidata na internet foi o Orkut. O chamado “Movimento Marina Silva” viu no Orkut um de seus pontos mais fortes, afinal esta é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. O número de usuários já chega aos 52 milhões.

O “Aplicativo da Marina” foi uma maneira que a campanha da candidata encontrou para atrair seguidores para o movimento. Este aplicativo contém o slogan da campanha e uma frase: “Eu voto em Marina”. Com ele, o usuário pode compartilhar informações relativas à campanha da candidata e compartilhá-las com outros usuários, além de poder convidar novas pessoas a participar. Outra forma de conseguir seguidores no Orkut foi a utilização do “Este é mais um Orkut da Marina”. Neste aplicativo, o usuário adere à uma imagem padrão e utiliza esta mesma frase como nome em seu perfil. “Esta é mais uma casa de Marina” foi mais uma maneira buscada pelo marketing da candidata para atrair seguidores. Neste movimento, o indivíduo entra no site da candidata e inscreve seu imóvel, que logo é inserido em um mapa, que demonstra todos os adeptos da Casa de Marina. Casa inscrita, o seguidor pode começar a colar cartazes, colocar placas em sua casa, tudo com o slogan de Marina.


Se o Orkut foi decisivo para o resultado, não sabemos. Mas o fato é que esta rede social de utilização massiva foi muito acionada pela campanha da candidata e conseguiu atrair um bom número de seguidores em suas comunidades e de utilizadores dos aplicativos da Marina. Se, de fato, isto foi decisivo para o resultado, então estamos caminhando para uma nova era do marketing político na internet.

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