terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um pouco sobre o Marketing Político Digital

As novas tecnologias digitais têm trazido algumas mudanças nas várias esferas da vida social contemporânea. Por isso, não é de se estranhar que o modo de se fazer e ver política também tenha sofrido alterações ao longo do tempo. Na sociedade contemporânea, caracterizada sobretudo pelos espaços urbanos e industriais, os partidos políticos necessitam dos diferentes veículos midiáticos para disseminar propostas, alcançar eleitores e gerenciar a imagem diante destes.


Com a popularização da internet, este cenário é reconfigurado, uma vez que se abre um canal efetivo de comunicação mais direta entre políticos e cidadãos. Nos últimos anos, temos visto grande parte dos políticos brasileiros criarem perfis no Orkut, no Facebook e no Twitter, além de manterem blogs pessoais e enviarem newsletters periodicamente para uma lista de pessoas através de emails cadastrados (e-mail marketing), seguindo a tendência do correio eletrônico institucional, no qual todos os parlamentares têm para acessibilidade mais direta ao cidadão. Essa migração para os meios digitais, com destaque para a Internet, reflete a confiança dos usuários na potencialidade deste novo setor devido ao caráter de pessoalidade que a rede muitas vezes consegue proporcionar.

O ano 2010 traz novas expectativas em relação à inserção da política no mundo digital, uma vez que foi liberada e regulamentada a utilização da internet para o uso de propaganda eleitoral - decisão que segue uma tendência mundial explicitada na experiência pioneira e bem sucedida da corrida presidencial estadunidense de 2008, quando o marketing digital, através de hotsites e principalmente das redes sociais, foi peça chave para a eleição de Barack Obama. O marketing político digital no Brasil, mesmo que incipiente, tem crescido constantemente e ganhado bastante importância nas campanhas eleitorais e nas estratégias de publicidade dos partidos. São justamente essas mudanças e as novidades relacionadas a elas que traremos para você no mktpoliticodigital. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário